BRASILEIROS NO EXTERIOR

22/7/2008 A injustiça faz aniversário, O brasileiro Jean Charles de Menezes foi assassinado há dois anos e os policiais estão impunes

Posted on: junho 24, 2008

A injustiça faz aniversário

O brasileiro Jean Charles de Menezes foi assassinado há dois anos e os policiais estão impunes

Dois anos depois da morte de Jean Charles de Menezes, mas os policiais responsáveis pela morte do brasileiro estão cada vez mais longe das grades. Primo de Jean, Alex Pereira diz que o objetivo da família de buscar alguma punição para os culpados continua vivo, apesar da lentidão dos processos.

Enquanto se prepara para mais uma seqüência de batalhas jurídicas, Alex não mostra desânimo, mas também não esconde a irritação pela demora. “Esse tempo todo dá condição para os acusados conseguirem advogados melhores e se safarem de qualquer acusação”, reclama. Atualmente ainda há duas investigações e um processo sobre o assunto: o que pode condenar a Scotland Yard (polícia britânica) a indenizar o governo e a família, o que pode resultar em advertências a quatro policiais que planejaram a operação desastrosa, e o que apura declarações públicas falsas da polícia sobre o caso — as duas últimas são conduzidas pela Comissão de Queixas da Polícia britânica. O primeiro julgamento começa em 10 de outubro e deve levar entre 6 e 8 semanas.

Advogados de acusação ainda tentam conseguir a opção de recorrer à instância máxima da Justiça britânica, o “House of Lords” (Casa dos Lordes) para pedir a condenação por homicídio dos agentes envolvidos na operação, considerada quase impossível pelos analistas. “Nosso argumento é que existem evidências suficientes para acusações de homicídio”, disse a O DIA a advogada da família de Jean, Harriet Wistrich. Ano passado, a Justiça britânica negou qualquer condenação individual, e os agentes sequer foram identificados.

A morte de Jean Charles aconteceu dia 22 de julho de 2005, num momento em que Londres ainda estava traumatizada com a série de explosões que matou 52 pessoas e feriu 700 em seu sistema de transportes, em 7 de julho 2005. No dia 21 do mesmo mês, quatro pessoas de origem africana teriam tentado sem sucesso uma segunda onda de ataques suicidas. Eles foram condenados, no último dia 11, a 40 anos de prisão. Apesar de várias diferenças físicas,os agentes britânicos teriam pensado ser Jean um dos procurados.

Alex: “A culpa é da polícia, que tem a função de prender e não matar um homem que já estava no chão, completamente dominado”.

Caso Jean vira livro e chegará ao cinema

Se a condenação dos agentes que mataram Jean é quase impossível, o cinema e a literatura não devem deixar o caso cair no esquecimento. Sera lançado em livro e um filme sobre essa triste historia.
O filme começa a ser filmado ainda no segundo semestre em Londres, com Selton Mello no papel do eletricista.

A preparação do livro envolveu uma viagem para Londres, conversas com parentes inclusive os pais de Jean no interior mineiro – e com os jornalistas que mudaram o rumo da apuração do caso ao denunciarem que, ao contrário do que a Scotland Yard insinuou incialmente, Jean não desobedeceu orientações dos policiais antes de ser executado.

“Quando tive a idéia (do livro) achei que ia escrever sobre um erro trágico, e não sobre uma história de incompetência e vilânia”, diz, referindo-se ao fato da Scotland Yard tentar esconder a verdade sobre o caso.

Dois anos depois da tragédia, Ivan muito pouco provável que a família consiga qualquer tipo de reparação pelo erro e os culpados não serão mesmo punidos. “Se a família conseguir algo, será uma indenização de 10 mil libras, que Jean ganhava em meses como eletricista”, lamenta.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog Stats

  • 49,398 hits

Achar Produtos Brasileiros no Exterior

Link pra Achar Produtos Brasileiros no Exterior

mais acessados

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 16 outros seguidores

junho 2008
S T Q Q S S D
« set   jul »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Flickr

Mais fotos
%d blogueiros gostam disto: