BRASILEIROS NO EXTERIOR

Grã-Bretanha prende três por envio de lixo para o Brasil

Posted on: julho 23, 2009

A Grã-Bretanha prende três por envio de lixo para o Brasil

Lixo apreendido no BrasilGrã-Bretanha e Brasil investigam origem de contêineres com lixo

A agência ambiental britânica prendeu três homens nesta quinta-feira na cidade de Swindon, no sul da Inglaterra, em conexão com o caso de exportação de lixo da Grã-Bretanha para o Brasil.

O anúncio foi feito por nota oficial. A agência ambiental diz que, “por motivos legais”, o nome das pessoas não pode ser divulgado.

A prisão foi feita por funcionários da divisão de crime ambiental da agência do governo, com ajuda da polícia do condado de Wiltshire, onde fica Swindon.

Os detidos têm 49, 28 e 24 anos. No comunicado, a agência ambiental disse estar trabalhando com as autoridades brasileiras para investigar a origem de 99 contêineres “que foram supostamente exportados ilegalmente para o Brasil”.

A nota afirma que o Ibama teria divulgado que pelo menos dois contêineres possuíam mistura de lixo doméstico e lixo hospitalar, como seringas, mas que a agência ambiental britânica não confirma esta informação “neste estágio”.

Repatriação do lixo

O governo britânico diz que aguarda a liberação dos contêineres pelas autoridades brasileiras para que possa dar sequência à investigação.

Segundo o governo britânico, as empresas que fizeram o transporte de cargas concordaram em repatriar os contêineres para a Grã-Bretanha, bancando os custos da operação.

“As prisões de hoje marcam um progresso importante na nossa investigação sobre a suposta exportação de lixo da Grã-Bretanha para o Brasil”, disse a diretora de gestão de resíduos da agência ambiental britânica, Liz Parkes.

“O governo britânico assumiu uma liderança global forte para combater o comércio ilegal de lixo, com objetivo de proteger as pessoas e o ambiente.”

A nota afirma ainda que o mercado de exportação de material para reciclagem é legítimo e está crescendo, mas que a legislação é “estrita, porém clara”.

A pena máxima para exportação ilegal de lixo é multa sem limite de valores e até dois anos de prisão.

Nos últimos meses foram encontrados contêineres com centenas toneladas de lixo provenientes da Grã-Bretanha nos portos de Santos (SP), Rio Grande (RS) e na alfândega de Caxias do Sul (RS). Entre o material encontrado, estavam pilhas, seringas, camisinhas e fraldas usadas.

Na quarta-feira, o ministério das Relações Exteriores do Brasil instruiu a Delegação Permanente em Genebra a apresentar, nos termos da Convenção de Basileia, uma denúncia de tráfico de resíduos perigosos provenientes da Grã-Bretanha.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog Stats

  • 49,398 hits

Achar Produtos Brasileiros no Exterior

Link pra Achar Produtos Brasileiros no Exterior

mais acessados

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 16 outros seguidores

julho 2009
S T Q Q S S D
« jan   ago »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Flickr

Mais fotos
%d blogueiros gostam disto: