BRASILEIROS NO EXTERIOR

Pra Brasileiros vítimas de prostituição

Posted on: setembro 1, 2010

Atraídos por ofertas de trabalho e salários no exterior, os brasileiros que, muitas vezes, se tornam vítimas de redes de prostituição e tráfico de pessoas vão ganhar apoio do Ministério das Relações Exteriores. Em três semanas, será lançado o Guia de Retorno ao Brasil, com informações que servirão de orientação. O guia está em fase de conclusão no momento em que as polícias da Espanha e do Brasil desarticularam uma rede de prostituição masculina em que 14 pessoas foram presas.

Itamaraty cria guia para brasileiros vítimas de prostituição

“O importante é dar assistência a essas pessoas, mostrar que há alternativas de emprego e oportunidade”, disse a chefe da Divisão de Assistência Consular do Itamaraty, Luiza Lopes Ribeiro da Silva. A cartilha reúne dados sobre oportunidades de emprego no Brasil e as alternativas para buscar ajuda. Haverá ainda um treinamento dos funcionários do Itamaraty e de voluntários brasileiros.

Não há um levantamento preciso sobre o número de vítimas das redes de prostituição, trabalho forçado e tráfico de pessoas. Mas um estudo feito pelo Itamaraty mostra que as vítimas são atraídas por ofertas de redes que atuam principalmente em Portugal, na Espanha, Suíça e Holanda. Por essa razão, os funcionários que lidam com questões consulares passarão por um curso específico.

Oportunidades de emprego

O objetivo do guia é estimular aquele que deixou o Brasil, caso deseje retornar, a acreditar que há oportunidades de emprego. Haverá um capítulo para tratar exclusivamente de oportunidades de emprego e trabalho, chances na construção civil, no turismo e artesanato, além do programa de microcrédito.

Em outro capítulo, a cartilha orienta sobre o programa de educação para jovens e adultos, destinado àquelas pessoas que abandonaram as salas de aula, mas têm vontade de voltar a estudar. O programa é gratuito e oferecido em todo o País. O curso oferece inclusive aulas online, de acordo com o Ministério da Educação.

“O objetivo é que aqueles que queiram voltar sintam que têm amparo e oportunidade no Brasil. Se a pessoa, apesar das dificuldades, resolver ficar no exterior, ela foi informada de que há apoio aqui”, disse Luiza Silva.

Editado em inglês e português, o material ficará à disposição em todos os consulados do Brasil no exterior. A cartilha é resultado de uma parceria dos ministérios das Relações Exteriores e da Justiça, além da Secretaria de Políticas para as Mulheres. Isso foi materia que saiu no Jornal o dia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog Stats

  • 49,398 hits

Achar Produtos Brasileiros no Exterior

Link pra Achar Produtos Brasileiros no Exterior

mais acessados

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 16 outros seguidores

setembro 2010
S T Q Q S S D
« ago   set »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Flickr

Mais fotos
%d blogueiros gostam disto: